Metálicos, táteis, discretos e novos olhares sobre o convencional 

A Vescom lança a nova coleção de revestimentos murais têxteis, e ainda expande o seu catálogo 05 com Linen e Switch 

Celebramos o tato: a nova coleção 08 de revestimentos murais têxteis 

Pretendemos evitar as superfícies lisas – que são, atualmente, sinónimo dos omnipresentes ecrãs e dispositivos digitais – com a nova oferta de 23 coleções da Vescom conferimos uma profundidade tangível e personalidade aos espaços. Respondendo a um aumento em interiores com inspiração industrial, a gama de materiais “não têxteis” inclui tons que fazem lembrar o betão e a terra – cores que dão primazia à utilização de novas e avançadas técnicas.

 

Christiane Müller, diretora de design da Vescom, descreve a coleção arquitetónica como uma série de "metálicos reduzidos". "A coleção 08 de revestimentos murais têxteis relativiza o luxo. É discreta e sofisticada. Ocasionalmente, podemos ver algo um pouco mais decorativo, mas nunca em demasia."

A coleção caracteriza-se pela interação entre a superfície e a luz, com apontamentos subtis de brilho, conferindo um aspeto mais luxuoso à paleta neutra. Montado, por exemplo, foi produzido a partir de pasta de madeira. A série prateada do produto faz lembrar o betão, ao passo que os tons mais acastanhados quase imitam a cortiça. As aberturas semelhantes a estrelas revelam vislumbres da superfície espelhada por baixo, a qual brilha e cintila quando exposta à luz.

 

As combinações únicas de técnicas e tratamentos – estampagem, tingimento, revestimento, prensagem, gofragem, laser e laminação – resultam numa rica tapeçaria de produtos surpreendentes. Por exemplo, as linhas gofradas de Zagara fazem lembrar madeira japonesa pintada. O método de gofragem complexa de Kai é disfarçado por um design estético simples. Uma grelha de pontos tridimensionais confere poesia industrial a dez tons de uma aparência de couro manual, um material recorrente na série complementar Fenda.

Determinadas técnicas foram ainda adaptadas para obter novas soluções. O padrão tradicional aparente em espinha de peixe de Montresor – um efeito normalmente obtido através da tecelagem – é concretizado num material “não têxtil” através da modificação de máquinas de laser que cortam e riscam de forma repetida. Tiffany resulta igualmente de novas técnicas com laser. O produto inclui finas faixas, com um “micro brilho” numa base brilhante semelhante ao couro.

Toda a coleção é classificada de acordo com a norma ASTM E84 Classe A e Euroclasse de reação ao fogo, tornando-a ideal para o mercado de projetos. Numa mistura entre luxo e tato, a coleção 08 é perfeita para o sector residencial, e para espaços públicos, como hotéis, restaurantes ou lojas.

Linen e Switch: novas adições ao revestimento mural têxtil da coleção 05 

Para fortalecer metaforicamente uma coleção na qual a força literal é essencial, juntam-se à coleção 05 de revestimentos murais têxteis da Vescom dois novos produtos Xorel. "Xorel é um material tão robusto que cumpre as especificações do mercado de projetos", afirma Müller, "sendo ainda um produto cradle-to-cradle".

 

Linen e Switch incluem um alongamento e uma trama pronunciados, uma característica em linha com as suas origens de inspiração têxtil. A estrutura orgânica do Linen existe graças ao movimento dos fios. Ao combinar tradição e tecnologia, o resultado obtido é um aspeto clássico com um material moderno. De forma semelhante, Switch joga com o padrão em espinha de peixe intemporal. Ao alternar faixas de padrão clássico em espinha de peixe e um entrelaçado, é criado um design com tonalidades, cujo padrão desperta interesse ao analisar de perto e uma textura mais vasta quando visto de longe. Tal como os restantes artigos da coleção, ambos os produtos possuem um tom neutro.

"Faz todo o sentido incluir Linen e Switch numa coleção com produtos como Meteor e Strie", afirma Müller. "Na coleção, o importante não é a decoração e a ornamentação; é a criação de revestimentos murais têxteis com a qualidade específicas Xorel."